
Conheça aqui nossas atividades ao longo do ano!
NOSSOS CURSOS
Nos interessa manter uma atitude de atenção fenomenológica também para a forma como estruturamos o calendário de atividades da Escola Schumacher Brasil.
Isto significa que estamos atentos sempre ao que está mais vivo no momento e organizamos atividades, cursos, mutirões, comunidades de prática, webinários, encontros presenciais e virtuais a partir disso. Confira abaixo o que temos em vista para você.
O que vem por aí:
Histórico de cursos desde 2014:
ALEGRIA NA RESISTÊNCIA: CONCLUINDO O ANO COM A SABEDORIA GUARANI
Dezembro de 2024
Presencial

Vivência
Uma vivência com Jerá Guarani na Aldeia Kalipety para reacender nossa capacidade de resistir e criar pequenos mundos melhores
2024 não foi um ano fácil. Vivemos o agravamento das múltiplas crises que há muito vinham se pronunciando – crises que agora nos inundam, cobrem nossos horizontes de fumaça, nos aterrorizam com guerras e violências, e por vezes, nos deixam ansiosos ou desanimados. Mas é justamente nos momentos mais desafiadores que precisamos encontrar forças para seguir em frente!
E quem melhor para nos ensinar sobre resistência e alegria do que o povo Guarani? Há mais de 500 anos, eles mantêm viva sua cultura, sua espiritualidade e sua relação sagrada com a terra, mesmo diante de constantes ameaças e ataques. E o fazem conservando algo precioso: a capacidade de celebrar a vida, de manter a doçura no olhar e a alegria no coração. Os Guarani são verdadeiros mestres do Amor Radical que tanto inspirou nosso ano!
ENTRE MORTES E SONHOS, REGENERAR
Dezembro de 2024
Presencial

Evento
Exibição do filme “Regenerar: caminhos possíveis em um planeta machucado” e conversa com Báyò Akómoláfé
Como vislumbrar caminhos diante do agravamento das crises que vivemos em 2024, sem reproduzir os mesmos padrões de pensamento que nos trouxeram até aqui? Convidamos você para um encontro especial em que, a partir do filme “Regenerar: caminhos possíveis em um planeta machucado”, contaremos com a ajuda do pensador nigeriano Báyò Akómoláfé, entrevistado no filme, para tecer sentidos e caminhos frente ao momento que atravessamos.
O filme é dirigido pela brasileira Maria Clara Parente, tendo surgido a partir de sua pesquisa como aluna da Schumacher College. A obra é uma produção independente da Spanda produtora, com produção executiva de Ana Clara Cenamo, e estreou no Festival do Rio em 2022, já tendo sido exibido na Conferência Internacional do Club of Rome, e recebido os prêmios de Melhor Direção e Filme de Impacto Social no Tietê Film Awards.
LEVANDO NOSSOS INCÔMODOS A SÉRIO
Outubro a dezembro de 2024
Presencial ou Online

Curso
Um convite a mulheres comprometidas em criar vidas mais justas e sustentáveis, por Bia Tadema.
Tá puxado para todas nós.
O burnout parece estar sempre próximo. Os boletos não param de chegar.
A sensação de insuficiência não diminui, mesmo trabalhando loucamente.
Misoginia, machismo, patriarcado, sexismo, racismo, homofobia seguem incrustados em nossas experiências.
Como abrir espaço para vidas mais justas e sustentáveis em meio aos atropelos que vivemos?
Este é um convite a mulheres que se reconheçam neste contexto e queiram levar seus incômodos a sério.