
Conheça aqui nossas atividades ao longo do ano!
NOSSOS CURSOS
Nos interessa manter uma atitude de atenção fenomenológica também para a forma como estruturamos o calendário de atividades da Escola Schumacher Brasil.
Isto significa que estamos atentos sempre ao que está mais vivo no momento e organizamos atividades, cursos, mutirões, comunidades de prática, webinários, encontros presenciais e virtuais a partir disso. Confira abaixo o que temos em vista para você.
O que vem por aí:
Histórico de cursos desde 2014:
WEBINÁRIO GRATUITO ATIVISMO DELICADO
Abril de 2025
Online

Evento
Webinário gratuito com os criadores do Ativismo Delicado, os sul-africanos Allan Kaplan e Sue Davidoff! Nos dias 09 e 10 de Abril, das 12h às 13h.
O Ativismo Delicado é uma abordagem de facilitação de mudanças sociais que parte da observação atenta dos contextos em que estamos atuando. É um ativismo que busca entrar em contato e tornar-se parte dos fluxos vivos do mundo, e não impor uma solução pré-concebida sobre a realidade.
Essa abordagem nasce muito influenciada pelas práticas de observação da natureza da fenomenologia goetheana, nas quais Allan e Sue são grandes mestres, mas também a partir do longo convívio deles com o território que habitam: Towerland, uma área de natureza selvagem na África do Sul.⛰
Por isso, levaremos essa pergunta para eles nesse webinário: Qual a importância da natureza no desenvolvimento e prática do Ativismo Delicado?
FILME AMOR RADICAL E CONVERSA COM GENI NUÑEZ
Abril de 2025
Presencial

Evento
Venha assistir o filme Amor Radical e participar da conversa entre Geni Núñez e Bia Tadema no Sesc Pinheiros - São Paulo dia 16 de Abril de 2025
Neste encontro gratuito, assistiremos o filme "Amor Radical: a vida e o legado de Satish Kumar" que destila seu entendimento sobre o Amor Radical, a partir de um mergulho na inspiradora biografia desse ativista indiano - que inclui uma peregrinação de 13 mil quilômetros pela paz, e a criação da Schumacher College como resposta à crise ecológica.
A Escola Schumacher Brasil tem levado esse legado adiante no Brasil, entendendo a importância de colocá-lo em diálogo com os saberes tradicionais de nossos territórios. E quem melhor para falar de amor a partir de uma perspectiva indígena do que Geni Núñez (@genipapos), autora de "Descolonizando Afetos: experimentações sobre outras formas de amar"?️