
Mais do que só uma escola
ESCOLA SCHUMACHER BRASIL
Uma educação que reconecta seres humanos e natureza
Inspirada no legado de Satish Kumar e da Schumacher College/ UK, nossa pedagogia é feita a partir da aprendizagem em comunidade, engajando "mãos, mentes e corações" em investigações aprofundadas de nossa participação no mundo. Temos a ecologia profunda e a fenomenologia goetheana como bases de investigação nos mais diversos contextos: grupos, comunidades de prática, escolas, empresas, instituições.
Preparamos as pessoas para responder ativamente às crises que enfrentamos. Quem procura nossos cursos são pessoas, organizações e comunidades que desejam um ponto de vista responsivo e não automatizado para suas ações no mundo - sejam pessoais ou profissionais. Quem se encontra diante de uma transição, desejada ou por necessidade, encontra na Escola Schumacher Brasil um ponto de apoio com questões vivas, experiências que nos reconectam com nós mesmos, com outras pessoas, e com a natureza. Ajudamos você a ampliar seu ponto de vista, despertando um senso de conexão, imaginação e ação.


Somos reconhecidos como principal referência internacional da educação Schumacher em outro país, adaptando-a a diferentes formatos presenciais e virtuais.
Seja de forma presencial ou online, desenhamos experiências de educação transformadora permeadas pelos seguintes princípios:
NOSSA ABORDAGEM
APRENDIZAGEM EM COMUNIDADE
Tecemos relações que fortalecem a aprendizagem e sustentam a ação transformadora.
DIÁLOGOS DECOLONIAIS
Criamos trocas de saberes entre professores internacionais e locais.
PRÁTICA REFLEXIVA
Partimos da experiência pessoal, com reflexão crítica, em diálogo com teorias.
PENSAMENTO COMPLEXO
Desenvolvemos um pensar dinâmico, responsivo e atento à complexidade dos fenômenos.
ECOLOGIA PROFUNDA
Somos natureza e todos seus seres têm valor intrínseco; a natureza é nossa professora.
MÃOS, MENTE E CORAÇÃO
Aprendemos com o pensar intelectual, o sentir em comunidade, e o fazer na prática.

Promovemos uma aprendizagem holística em que ação e reflexão são processos indissociáveis, e a experiência pessoal dialoga criticamente com a realidade mais ampla. Por isso, nossos cursos são desenhados dentro de um processo maior de pesquisa de nossa equipe pedagógica, e almejam preparar os participantes para se tornarem protagonistas de suas próprias pesquisas e processos de aprendizagem.
Nossa programação reflete os seguintes aspectos:
NOSSO CURRÍCULO
EDUCAÇÃO COMO PESQUISA VIVA
A Escola Schumacher Brasil aspira trazer para você mais do que a transmissão de conhecimentos. Nosso foco está em criar espaços de aprendizagem e troca em um processo de pesquisa viva.
CURRÍCULO VIVO
Sem grade curricular pré-definida, nossos programas nascem de perguntas vivas que dão forma a cada curso, em constante evolução.
APRENDER A APRENDER
Não ensinamos modelos prontos, ou soluções engessadas. Promovemos a capacidade de desenvolver sua própria pesquisa viva, que leve a respostas situadas e dinâmicas.
ENCONTROS INVESTIGATIVOS
Facilitamos o encontro de pessoas e saberes diversos em que todas se abram a aprender com as diferenças, transformando suas perspectivas e práticas.

Existimos em resposta às múltiplas crises da modernidade, identificando que a separação entre humanos e natureza é a principal raiz dela, e a educação o caminho para superá-la.
Seja por meio de cursos, vivências, webinários, publicações, mutirões ou outros formatos criados em conjunto com as organizações ou comunidades, tudo que fazemos busca ir na direção destes três horizontes:
HORIZONTES DE ATUAÇÃO
EDUCAÇÃO
Levar essa educação transformadora que nasce do legado de Satish Kumar a um público cada vez maior e mais diverso.
REGENERAÇÃO
Apoiar a tomada de ação concreta pela mitigação das mudanças climáticas, pela regeneração do solo e ecossistemas, e para a construção de economias ecológicas.
DECOLONIZAÇÃO
Decolonizar nossas práticas, e reparar desigualdades produzidas historicamente, promovendo respeito e oportunidades iguais à diversidade de pessoas.
A Escola Schumacher Brasil nasceu em 2014, a partir de uma rede de pessoas engajadas em dar vida à educação Schumacher no Brasil. Desde então, essa organização se deu de diferentes maneiras, transformando-se a fim de preservar a sua vitalidade e não a sua forma.
Hoje, a sustentação de suas atividades se dá por um coletivo de pessoas com diferentes envolvimentos que, desde janeiro de 2020, são apoiados pelo formato jurídico de uma associação sem fins lucrativos. Além desse coletivo, é importante honrar que muitos outros fazem parte dessa história.
Somos apoiados por uma rede que envolve professores, membros do conselho consultivo e fiscal, chefs, além de professores convidados e anfitriões dos espaços onde oferecemos nossas atividades, e muitos outros parceiros, ex-alunos, alunos e amigos da Escola Schumacher Brasil que contribuem de diversas maneiras para que seja possível fazer o que fazemos.
Conheça também nossos apoiadores que fazem parte da Comunidade de Sustentação
10 ANOS DA ESCOLA SCHUMACHER NO BRASIL
Em 2024 celebramos 10 anos de Escola Schumacher Brasil!

Nestes 10 anos, criamos impacto positivo na vida das pessoas e organizações, sem ceder à pressão de limitar nossa atuação em métodos e modelos engessados. O que nos move é manter as perguntas vivas e o aprendizado acontecendo em comunidade!
Veja alguns de nossos resultados até agora:
3700 ALUNOS
nos mais de 70 cursos e programas
20% DE BOLSAS
ofertadas nos programas
10 VISITAS
de professores internacionais ao Brasil, incluindo 3 visitas de Satish Kumar
6 LIVROS
sendo 4 com envolvimento direto da Escola
41 VÍDEO-AULAS
no Youtube com 36 mil visualizações
PROJETOS DE IMPACTO
Criação de inúmeros projetos e parcerias de impacto socioambiental que nascem das comunidades de aprendizagem.
A ESCOLA COMO COMUNIDADE
O espírito de comunidade é fundamento de nossa pedagogia, mas também de nossa gestão, que para além da atual equipe de associados, conta com o apoio de um conselho consultivo.

Equipe atuante:

BEATRIZ TADEMA
Beatriz é mestre em Economia para Transição pelo Schumacher College (Inglaterra), trabalhou como facilitadora junto aos mestrados de Ciências Holísticas e Economia para Transição. Hoje à frente dos movimentos da Escola Schumacher Brasil, atua como facilitadora e consultora em organizações de diferentes formatos e contextos. Desde 2019, Beatriz integra a Schumacher Worldwide Research in Action Community, onde atua como pesquisadora. Desde 2020, Bia é a principal referência e diretora da Escola Schumacher Brasil.

MARÍA EUGENIA SALCEDO
María Eugenia é pesquisadora, artista, educadora e curadora com mais de 15 anos de experiência em gestão. Foi diretora artística e gerente de educação do Instituto Inhotim, uma das instituições culturais mais inovadoras do mundo. Foi consultora educativa da 32a Bienal de São Paulo. Ela presta serviços culturais e educativos para instituições cultivando um olhar holístico e transdisciplinar colocando saberes e fazeres em diálogo nas áreas de educação, arte e gestão cultural.

LUCIA AMARAL
Colaboradora de longa data da Escola Schumacher Brasil, Lucia é responsável pela área adm-financeira da Escola.
Atuou por mais de 25 anos no mundo corporativo, em especial em áreas de relacionamento com o consumidor, chegando à Ouvidoria. É advogada e, como ela mesma diz, "trabalhar para a Escola transformou minha visão de mundo e das relações humanas, inspirando uma mudança contínua e profunda em minhas perspectivas".

RITA MENDONÇA
Educadora naturalista, Rita dedica-se à facilitação da aprendizagem com a natureza. É co-fundadora do Instituto Romã, coordenadora no Brasil da Sharing Nature Worldwide e professora da Escola Schumacher Brasil. É escritora tendo publicado diversos artigos e livros sobre filosofias e práticas da natureza. Ela também é coordenadora do curso de pós-graduação na Casa Tombada, A Natureza que somos – filosofias e práticas para uma atuação genuína no mundo.

LUIZ GABRIEL VASCONCELOS
Com graduação e mestrado em engenharia ambiental pela UFSC, Luiz dedica-se à educação ambiental desde 2010, atuando em projetos em escolas, comunidades, e na formação de professores. Após morar na Schumacher College em 2013, participou dos movimentos de criação da ESB, estando envolvido com suas atividades desde o início, como professor e, hoje, diretor associado. Dedica-se também à dança, sendo bailarino da Grão Cia de Dança desde 2014.

RITA MENDONÇA
Educadora naturalista, dedica-se à facilitação da aprendizagem com a natureza. É co-fundadora do Instituto Romã, coordenadora no Brasil da Sharing Nature Worldwide e professora da Escola Schumacher Brasil. É escritora tendo publicado diversos artigos e livros sobre filosofias e práticas da natureza. É coordenadora do curso de pós-graduação na Casa Tombada, A Natureza que somos – filosofias e práticas para uma atuação genuína no mundo.
Conselho consultivo:

FERNANDA VIDAL
Engenheira de Produção/ UFMG e filósofa/ PucMinas, com mestrado em Economias para Transição/ Schumacher College, Inglaterra. Apaixonada por sistemas alimentares locais, justos e diversos. Tem interesse em como novas formas de relacionamento, pertencimento e reconhecimento da natureza podem alterar nossa percepção do que é ser humano e, assim, nossa felicidade e papel no mundo. Com essas questões em mente, atua como consultora e facilitadora pela Olab, já foi sócia criadora da Casa Horta, um negócio social em prol dos produtores agroecológicos e contribui para a Escola Schumacher Brasil.

MARI TURATO
Mestra em Economia para a Transição pelo Schumacher College (2013), professora e co-fundadora da Escola Schumacher Brasil, atuante em vários projetos de sustentabilidade e inovação social no Brasil e no exterior

GUILHERME LITO
Engenheiro de produção pela PUC-RJ, foi sócio da LUZ.vc e Brownie do Luiz, com papéis ligados ao que é comumente chamado de RH e Sustentabilidade. Foi consultor das empresas Coco Legal, Ciclo Orgânico, Benfeitoria, entre outros nos mesmos temas. Sua motivação é dissolver aparentes paradoxos, por ex: como indivíduos e organizações podem atuar de maneira a prosperarem e caberem dentro dos limites do planeta ao mesmo tempo? Há seis anos, mudou-se para a zona rural e hoje dedica-se à regeneração produtiva de terras degradadas, além de contribuir com o coletivo da Escola Schumacher Brasil.

PATRICIA SHAW
É conselheira da Schumacher Society e fundadora da Research-in-Action Community. Ela também foi co-fundadora do Complexity and Management Centre da University of Hertfordshire Business School, no Reino Unido, que continua a oferecer um doutorado profissional orientado pela prática na liderança de mudanças complexas.
Ela é autora de Changing Conversations in Organizations e Working Live, ambos publicados pela Routledge.
Patrícia é madrinha da ESB, tendo ajudado a gestar a escola no Brasil. Ela é frequentemente professora convidada.

JULIANA SCHNEIDER
Juliana é consultora, facilitadora, pesquisadora e poeta. É mestra em Ciências Holísticas (2011-12) na Schumacher College. Em 2014, co-funda a ESB. Foi Diretora e professora da ESB até 2020. Atua como consultora junto de organizações ao redor do mundo em processos de transformação, cultura e desenvolvimento de liderança, informada pela teoria da complexidade. Faz parte de um coletivo internacional de pesquisa com abordagem fenomenológica – Schumacher Society, tendo defendido seu doutorado em parceria com a Universidade de Plymouth.

SATISH KUMAR
É um ativista e palestrante indiano-britânico. Ele foi monge Jain, defensor do desarmamento nuclear e pacifista. Kumar é fundador e foi diretor de programas do centro internacional de estudos ecológicos do Schumacher College na Inglaterra. É também editor emérito da revista Resurgence & Ecologist. Em 1962, junto com E. P. Menon, caminhou pela paz mais de 13.000 quilômetros ao longo de dois anos e meio, de Nova Delhi a Moscou, Paris, Londres e Washington, D.C., as capitais dos primeiros países com armas nucleares do mundo. Ele insiste que a reverência pela natureza deve estar no centro de todos os debates políticos e sociais. Em 2024, o seu livro Amor Radical foi traduzido e lançado pela ESB.