A TERRA É VIVA? Curso presencial com Craig Holdrege
Craig Holdrege nos guiará em uma investigação fenomenológica sobre a possibilidade de experienciar a Terra como viva e o que isso muda em nossa atuação no mundo.


Início e local
12 de nov. de 2025, 19:00
São Paulo, R. Mundo Novo, 342 - Perdizes, São Paulo - SP, 05028-030, Brasil
Sobre o convite

Muitos cientistas diriam que o planeta Terra não é um ser vivo: apenas os organismos — plantas, animais, bactérias, fungos e seres humanos — estão vivos. Outros, porém, responderiam: “Claro, a Terra está viva. A Terra é um ser, Gaia.”
Na primeira perspectiva, a vida estaria limitada aos organismos, que interagem entre si e com um mundo não vivo. Já a segunda vê tudo como interconectado e vivo.
É fácil afirmar que tudo está interligado, mas de fato compreender, ou sentir a Terra como um superorganismo, ou como um ser vivo, é algo bem diferente.
Neste curso, Craig Holdrege propõe um caminho baseado na experiência que amplia nossa visão do que é a vida — um caminho que nos convida a perguntar de uma forma renovada:
Podemos experienciar a Terra como viva? E, afinal, por que isso importa? Como perceber a Terra como um organismo vivo muda minha atuação no mundo?

Ninguém melhor do que Craig Holdrege para nos guiar nessa investigação.
Craig é fundador do The Nature Institute, e grande inspiração para a Escola Schumacher Brasil com sua proposta de um pensamento vivo, que reflete a natureza do mundo, e permanece aberto às presenças genuínas que encontramos quando estamos dispostos.
“Craig Holdrege desenvolve nossos próprios poderes de observação e pensamento como indispensáveis tanto para o mundo, quanto para o eu."
-Allan Kaplan (facilitador, professor e escritor; autor de 'Ativismo Delicado')

Formato do Curso
Iniciaremos o percurso investigativo com uma palestra introdutória de Craig Holdrege e seguiremos por dois dias de curso com vivências práticas e reflexões.
**Tradução disponível em todas atividades.**
Datas e horários
12.Nov (qua) 19h30 às 21h00 - Palestra introdutória com Craig Holdrege
13.Nov e 14.Nov (qui e sex) 9h00 às 18h00 - Curso com Craig Holdrege; facilitação Bia Tadema e Luiz Gabriel
Alimentação
Coffee break e almoço vegetariano de quinta e sexta incluídos no valor
Local
Condô Cultural - Vila Anglo - São Paulo.
Acesso à gravação da palestra
Para quem não puder participar presencialmente, criamos o ingresso "Apoie a gravação", em que você ajuda a viabilizar a gravação e legendagem em português da palestra de abertura de Craig (12.Out, qua às 19h30). Ao apoiar, você receberá acesso à gravação.
Sobre Craig Holdrege

Craig Holdrege, Ph.D., é cofundador e diretor do The Nature Institute, em Ghent, Nova York — uma organização dedicada a desenvolver e aprofundar a fenomenologia goetheana por meio de pesquisas, educação de adultos e publicações (natureinstitute.org).
Seu interesse central é a natureza interconectada de todas as coisas e como podemos transformar nosso modo de pensar e perceber para compreender a vida de maneiras verdadeiramente vivas, criando assim uma base para uma ação humana responsável.
Ele realiza estudos sobre plantas e animais e também escreve sobre o pensamento científico e os novos desdobramentos nas ciências biológicas. Craig é autor de inúmeros artigos, monografias e livros, entre eles Pensamento vivo: as plantas como mestras (publicado pela editora Bambual no Brasil) e ‘Seeing the Animal Whole – And Why It Matters’ (sem tradução para o português). Ele ministra palestras, oficinas e cursos nos Estados Unidos e internacionalmente.
Contribuição Financeira
Somos uma associação sem fins lucrativos, e todas nossas atividades são sustentadas pela contribuição dos participantes nos cursos.
Para este programa oferecemos quatro possibilidades de valor, apresentadas mais abaixo.
Apoie e receba a gravação da palestra de abertura: Faça uma doação para viabilizar a gravação da palestra de abertura e legendagem, e receba acesso à gravação da palestra de abertura do curso.
Se você precisar solicitar uma bolsa integral para participar, clique neste link e envie o formulário que consideraremos a possibilidade e daremos um retorno.




