Seguir com(o) rachaduras: com Báyò Akómoláfé
Uma oportunidade única de estudar presencialmente com Báyò Akómoláfé seu mais recente conceito: obliquidade - como seguir as rachaduras e desvios de um mundo que recusa ser endireitado?


Início e local
14 de set. de 2025, 10:00
São Paulo, R. Mundo Novo, 342 - Perdizes, São Paulo - SP, 05028-030, Brasil
Sobre o convite
O que se torna possível quando paramos de tentar endireitar o mundo e começamos a caminhar junto com seus desvios, rachaduras e brilhos inesperados?

Nesta conversa, Báyò Akómoláfé nos convidará a habitar seu conceito de obliquidade. Investigaremos juntos como a vida encontra passagem através das rachaduras, das imperfeições e dos caminhos tortuosos que sempre escapam à busca por certeza e perfeição.
Ele falará sobre a vida indomesticada que insiste em atravessar, pelas frestas, nossas tentativas de controle.
Nos convidará a reverenciar o como a vida sempre escapa à conformidade — a vislumbrar deuses que nascem e morrem para não serem congelados em estátuas.
E nos animará a atravessar as incertezas dos tempos atuais, confiando em fidelidades estranhas — mãos que se estendem quando desistimos da busca por garantias e completude.
Será uma oportunidade rara de estar em roda presencialmente com Báyò, uma das vozes mais provocadoras e poéticas do nosso tempo — e de nos deixarmos tocar pelo que emerge quando o mundo se recusa a ser reto e nós escolhemos acompanhá-lo.

Formato do Encontro
O encontro será presencial, e iniciará com uma palestra de Báyò em torno desses temas que ele deseja investigar conosco, seguida de uma conversa com ele facilitada pela Escola Schumacher Brasil em que aprofundaremos no como essas ideias podem reverberar em nossas vidas. Toda a conversa acontecerá em inglês, com apoio pontual dos facilitadores na tradução e expressão pelos participantes. Vagas limitadas!
Acesso à gravação
Para quem não puder participar presencialmente, criamos o ingresso "Apoie a gravação", em que você ajuda a viabilizar a gravação e legendagem em português da conversa com Báyò. Ao apoiar, você receberá acesso à gravação em até 15 dias após a realização do evento.
Data e Horário
Domingo, 14 de Setembro de 2025.
Das 10h às 12h.
Local
Condô Cultural - Vila Anglo - São Paulo.
Sobre Báyò Akómoláfé

Báyò Akómoláfé é poeta, filósofo e professor profundamente enraizado nas tradições Yorubá e no mundo mais-que-humano. Sua expressão reconhecida "os tempos são urgentes, vamos desacelerar" sintetiza sua busca por formas de responder às crises que superem as lógicas que as criaram.
Báyò é Professor Honorário 'Hubert Humphrey' de Estudos Americanos no Macalester College, em Saint Paul, Minnesota, EUA (agosto de 2025), Membro do Clube de Roma, Embaixador da Wellbeing Economy Alliance, o primeiro Bolsista W.E.B. Du Bois em Residência no Schumacher Centre for a New Economics, e o primeiro Pesquisador Residente no Instituto Aspen. Atualmente, está escrevendo seu terceiro livro, 'An Ocean of Milk: A Parable of Love in Three Numbers'.
Báyò é fundador da The Emergence Network e curador do programa "We Will Dance with Mountains". Seu trabalho é marcado por conceitos e práticas que emergem de cosmologias originárias e pensamentos não-ocidentais, inspirando diferentes formas de pensar e habitar o mundo.

Sobre sua visita ao Brasil
Báyò estará no Brasil para o lançamento do teaser e a mobilização de recursos para seu próximo longa-metragem, “Em tempos urgentes; vamos desacelerar”, uma coprodução da Spanda Produtora, Simbiótica Filmes e The Emergence Network.
A obra integra o Projeto Regenerar, idealizado por Ana Clara Cenamo (produção executiva e criativa) e Maria Clara Parente (direção e co-roteiro), para a criação e difusão de narrativas audiovisuais sobre crise climática e regeneração. Este será o segundo longa do projeto, agora em parceria direta com Báyò Akómoláfé, que assina a produção executiva e o roteiro.
Com seu apoio, a gravação do encontro poderá ser realizada profissionalmente pela equipe do filme , levando a sabedoria de Báyò a mais pessoas.
Contribuição Financeira
Somos uma associação sem fins lucrativos, e todas nossas atividades são sustentadas pela contribuição dos participantes nos cursos. Após cobrir os custos do evento, o excedente da arrecadação deste encontro será destinado como doação para a realização do próximo filme de Báyò Akómoláfé "Em tempos urgentes, vamos desacelerar". Para este programa oferecemos três possibilidades de valor, apresentadas mais abaixo.
Se você precisar solicitar uma bolsa parcial ou integral para participar, clique neste link e envie o formulário que consideraremos a possibilidade e daremos um retorno.
Inscrições
Apoie e receba a gravação
Faça uma doação para viabilizar a gravação do encontro e legendagem, e receba acesso à gravação em até 15 dias após o evento.
Pague quanto quiser
+Taxa de serviço de ingresso
Total
R$ 0,00




