[Aprofundamento] Aprender a perceber
Aprofundamento a partir da gravação das aulas do curso 'Aprender a perceber' com Craig Holdrege, Allan Kaplan e Sue Davidoff, e Patricia Shaw, sobre suas práticas fenomenológicas e a importância da ampliação da capacidade de percepção frente às crises que vivemos.
![[Aprofundamento] Aprender a perceber](https://static.wixstatic.com/media/62c487_5895cf23d1b947a080ea4cebcae38aee~mv2.png/v1/fill/w_980,h_551,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/62c487_5895cf23d1b947a080ea4cebcae38aee~mv2.png)
![[Aprofundamento] Aprender a perceber](https://static.wixstatic.com/media/62c487_5895cf23d1b947a080ea4cebcae38aee~mv2.png/v1/fill/w_980,h_551,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/62c487_5895cf23d1b947a080ea4cebcae38aee~mv2.png)
Início e local
Sessões ao vivo + gravações
Gravação + Sessões no Zoom
Sobre o convite
Um convite a irmos além das gravações
Esta é uma oportunidade de participar de um percurso de reflexão e aprofundamento em comunidade a partir das gravações das aulas de Craig Holdrege, Patricia Shaw, Allan Kaplan e Sue Davidoff, (quatro aulas), como forma de seguirmos estudando e cultivando essas práticas em nosso dia-a-dia (quatro sessões online).
É um percurso para você que:
não conseguiu estar ao vivo no curso;
participou do curso e quer seguir estudando em comunidade.
Esse curso é sobre práticas de ampliação da percepção, e práticas requerem continuidade de cultivo, cultivo que é potencializado em comunidade.
"É a observação e não a intervenção que desempenha um papel de cura no mundo. Mudamos o mundo entrando dentro dele."
Allan Kaplan e Sue Davidoff

Você já se sentiu querendo mudar algo mas não encontrar a saída?
Seja um trabalho sem sentido,
um envolvimento com uma causa que te leva ao burnout,
a urgência de mudar um comportamento seu ou de outras pessoas?
O problema pode estar mais fundo do que imaginamos: na própria forma como fomos ensinados a pensar e perceber o mundo.
A raiz da separação

Nosso modo de pensar foi constituído a partir de lógicas modernas e coloniais que nos distanciam da natureza, nos isolam enquanto indivíduos, e fragmentam nosso saber em um pensamento racional que busca apenas certezas e modelos replicáveis.
Navegamos um mundo complexo nos guiando apenas por ideias pré-estabelecidas sobre ele, tornando inevitável atropelar a vida em nosso caminho. Precisamos reconectar nosso pensamento ao mundo que nos rodeia, do qual somos parte interdependente.
Observar antes de agir
A fenomenologia estuda a maneira com que percebemos e damos sentido ao mundo a partir da nossa própria experiência. É uma prática que desenvolve nossa capacidade de observação, aprendendo a:
Perceber padrões que antes eram invisíveis (ou pontos cegos)
Suspender julgamentos automáticos para ampliar o que se vê e portanto as possibilidades de resposta
Conectar pensamento, sentimento e percepção sensorial com o mundo real
Por exemplo: ao invés de entrar em uma reunião com uma solução pronta, você aprende a observar as dinâmicas reais do grupo, ouvir o que não está sendo dito, e responder ao que o momento pede naquele momento - não ao que sua teoria prevê.
Como dizem Allan Kaplan e Sue Davidoff: "Mudamos o mundo entrando dentro dele." - não impondo soluções de fora, mas desenvolvendo a capacidade de observar profundamente e responder ao que a realidade nos mostra.
Desenvolver um pensamento responsivo ao contexto é indispensável para ampliar nossa percepção das possibilidades de resposta às crises que vivemos, e para curar a separação que está na origem delas.
Três práticas fenomenológicas , quatro mestres
A pedagogia que temos desenvolvido nesses 11 anos de Escola Schumacher Brasil se inspira em três grandes vertentes de pensamento e prática fenomenológicas:
Craig Holdrege nos ensina através da natureza: como observar organismos vivos em seu contexto, sem reduzi-los a partes isoladas. Fundador do The Nature Institute e autor de "Pensamento Vivo: as plantas como mestras", Craig mostra como essa habilidade é essencial para entender também sistemas sociais e ecológicos.
Allan Kaplan e Sue Davidoff levam a prática fenomenológica para o campo social: como facilitar mudanças profundas sem impor soluções externas. Fundadores da Proteus Initiative e autores de "Ativismo Delicado: uma abordagem radical para mudança", desenvolvem uma prática social reflexiva que parte da observação cuidadosa do que já está vivo em cada contexto.
Patricia Shaw integra em sua prática teorias da Complexidade e o pensamento de Hannah Arendt: como navegar conversas e processos quando não há respostas prontas. Fundadora da Research in Action Community e autora de "Mudando Conversas em Organizações", Patricia trabalha com a imprevisibilidade da vida social.
Convidamos esses mestres para compartilhar suas práticas e refletir conosco sobre o desenvolvimento de uma re-educação da atenção para uma ação transformadora em resposta às crises contemporâneas. As aulas permitiram sentir o impacto de suas abordagens na ampliação de nossas formas de perceber, pensar e agir no mundo. Foi tanta riqueza, que decidimos convidar esse percurso de aprofundamento.
Gravações de aulas incluídas

Você terá acesso à gravação do Zoom de quatro aulas de cerca de 1h30min:
Allan Kaplan e Sue Davidoff (realizada dia 03.fev)
Patricia Shaw (realizada dia 04.fev)
Craig Holdrege (realizada dia 05.fev)
Sessão com Patricia Shaw, Allan Kaplan e Sue Davidoff, Craig Holdrege (realizada dia 06.fev)
Há opção da gravação com áudio original em inglês e com áudio da tradução simultânea para o português.
Sessões de prática e reflexão

Sustentaremos quatro sessões de reflexão, facilitadas por Bia Tadema e Luiz Gabriel, para que possamos (re)assistir cada gravação e ter um espaço de reflexão e aprofundamento em grupo, para conectar a inspiração desses grandes mestres às práticas pessoais e profissionais de cada um.
Os encontros serão nas terças-feiras, das 20h-21h30, nas seguintes datas:
10.mar
17.mar
24.mar
31.mar
As sessões acontecerão por zoom, em português.
Sobre os professores

Craig Holdrege, Ph.D., Craig Holdrege, Ph.D., é cofundador e diretor do The Nature Institute, em Ghent, Nova York — uma organização dedicada a desenvolver e aprofundar a fenomenologia goetheana por meio de pesquisas, educação de adultos e publicações. Seu interesse central é a natureza interconectada de todas as coisas e como podemos transformar nosso modo de pensar e perceber para compreender a vida de maneiras verdadeiramente vivas, criando assim uma base para uma ação humana responsável. Ele realiza estudos sobre plantas e animais e também escreve sobre o pensamento científico e os novos desdobramentos nas ciências biológicas. Craig é autor de inúmeros artigos, monografias e livros, entre eles Pensamento vivo: as plantas como mestras.

Allan Kaplan e Sue Davidoff vêm trabalhando intensamente no Brasil, na África, Europa, Austrália e Nova Zelândia a partir de um modo de pensar e agir no campo social que vieram a chamar de "Ativismo delicado" (inspirado no "empirismo delicado" do J.W. Goethe). Há muitos anos eles trabalham, praticam, escrevem e ensinam a abordagem Goetheana especialmente com a intenção de iluminar a ação na esfera social. Allan e Sue trabalham de forma experiencial, buscando sempre fazer sentido da experiência observada. Segundo a fenomenologia, a maneira como prestamos atenção ao mundo muda o mundo ao qual prestamos atenção. Sua abordagem vai ao encontro do pensamento orgânico e holístico, tendo a natureza como referência para sustentar o desenvolvimento de pessoas e instituições.

Patricia Shaw, além de professora e conselheira da Schumacher na Inglaterra e no Brasil, é internacionalmente reconhecida por sua abordagem como consultora e pesquisadora, integrando seus estudos da complexidade e da improvisação a seu profundo conhecimento do pensamento de Hannah Arendt, para dar forma a uma prática fenomenológica e dialógica de facilitação de mudanças em organizações e comunidades. Fundadora do doutorado profissional da Universidade de Hertfordshire e da Research in Action Community da Schumacher Society, ela é também autora de livros como “Changing Conversations in Organisations: a complexity approach to change”.
Acesso à gravação + aprofundamento
Mais que o acesso às gravações com áudio original em inglês ou com interpretação em português, e às sessões de aprofundamento por Zoom, ao participar, você está fazendo uma doação para a ampliação do alcance da Escola Schumacher Brasil. Oferecemos três opções de valores mais abaixo. Para solicitar bolsa, veja sessão abaixo. Somos uma associação sem fins lucrativos sem apoio financeiro externo. Nos últimos 11 anos, nossas atividades foram sustentadas pelas contribuições financeiras nos cursos. Queremos ampliar nossa atuação e chegar a públicos mais amplos e diversos, que não têm acesso aos cursos.
Estamos criando uma estratégia de reestruturação de nosso ecossistema financeiro para isso, e você pode fazer parte desse movimento nos apoiando com essa doação, ou entrando em contato para apoios mais estruturais. Ao fazer uma doação, no valor que você puder, você receberá automaticamente por email o link da playlist do youtube para as gravações e o link do zoom para as sessões (confira no seu email inclusive no spam). Receberá também nossa gratidão por nos ajudar a levar a educação Schumacher a mais e mais pessoas.
Acesso social
Se você não tem condições financeiras de doar para acessar a gravação e participar do percurso de aprofundamento , clique neste link e envie o formulário solicitando uma bolsa parcial, em que você decide o valor que pode doar nesse momento; ou bolsa integral, sem custos. Bolsas limitadas, por favor aguarde a resposta por email com a confirmação.
Inscrições
Contribuição mínima
Sua doação irá apoiar a ampliação do alcance das atividades da ESB. Você receberá o link para as gravações e zoom por email. Se não puder doar o mínimo, solicite o acesso social sem custos.
R$ 160,00
+ R$ 4,00 de taxa de serviço de ingresso
Contribuição suporte
Sua doação irá apoiar a ampliação do alcance das atividades da ESB. Você receberá o link para as gravações e zoom por email.
R$ 240,00
+ R$ 6,00 de taxa de serviço de ingresso
Contribuição generosa
Sua doação irá apoiar a ampliação do alcance das atividades da ESB. Você receberá o link para as gravações e zoom por email.
R$ 480,00
+ R$ 12,00 de taxa de serviço de ingresso
Total
R$ 0,00




