top of page
HOME - Satish Kumar - Mutirão-2.jpg

Conheça aqui nossas atividades ao longo do ano!

NOSSOS CURSOS

Nos interessa manter uma atitude de atenção fenomenológica também para a forma como estruturamos o calendário de atividades da Escola Schumacher Brasil.

Isto significa que estamos atentos sempre ao que está mais vivo no momento e organizamos atividades, cursos, mutirões, comunidades de prática, webinários, encontros presenciais e virtuais a partir disso. Confira abaixo o que temos em vista para você.

O que vem por aí:

Gravação

Gravações das aulas de Satish Kumar em que ele articula os principais conceitos de sua vida e obra em uma visão de mundo ecológica da regeneração.

cor_vivencia

Curso

Dia 21.01 a 18.03

Faremos a leitura do livro ‘Pensamento Vivo’ de Craig Holdrege coletivamente durante cada encontro, costurando momentos de reflexão coletiva.

cor_vivencia

Grupo de Estudos

Gravação

Craig Holdrege nos conduz em uma investigação fenomenológica através do pensamento e da imaginação, explorando se realmente é possível experienciar a Terra como viva.

cor_vivencia

Evento

Dia 20.01 a 17.03

Faremos a leitura do livro ‘Amor Radical" de Satish Kumar coletivamente durante cada encontro, costurando momentos de reflexão coletiva.

cor_vivencia

Grupo de Estudos

Histórico de cursos desde 2014:

COMUNIDADE DE PRÁTICA: CIÊNCIAS HOLÍSTICAS NA EXPERIÊNCIA COTIDIANA

Outubro a novembro de 2020

Online

Comunidade de Prática

‘Como podem as Ciências Holísticas nos ajudar a participar do mundo de forma consciente, ativa e espontânea?’

Esta é a pergunta que irá nortear esta série de oito encontros, em que iremos coletivamente explorar algumas das reflexões que informam as Ciências Holísticas, nos voltando sempre às nossas experiências pessoais e coletivas de participação no mundo.

Sobre as Ciências Holísticas

Diferente da Ciência Moderna, que separa e reduz o fenômeno para desvendar seus mecanismos, as Ciências Holísticas buscam encontrar a unidade através da experiência ativa de suas relações. É, portanto, uma abordagem que não cria a separação entre observador e fenômeno observado, e que valoriza qualidades e não apenas quantidades.

Esta abordagem cultiva a intuição, a experiência sensorial e a ética, além do pensamento racional, como formas de entender e interagir com o mundo natural; como alternativa ao pensamento utilitário que temos hoje.

A curadoria do conteúdo e a facilitação dos encontros serão feitas por Beatriz Tadema.

CERTIFICADO 2020: CIÊNCIAS HOLÍSTICAS E ECONOMIA PARA TRANSIÇÃO

Junho a novembro de 2020

Híbrido

Curso

Este programa reúne elementos dos renomados mestrados em Ciências Holísticas e Economia para a Transição oferecidos no Schumacher College, na Inglaterra, em uma experiência de aprendizado transformador.


Os módulos iniciam com encontros residenciais em meio à natureza em um ambiente criado e sustentado por todos os envolvidos. Durante os encontros há sessões com os professores responsáveis por cada módulo, tempo de reflexão, vivências com a natureza, diálogos em grupo, atividades de cuidado com o espaço, além de conversas ao pé da fogueira com convidados que se juntam ao grupo para compartilhar sua prática e experiência.


Nos intervalos entre os encontros presenciais, há tempo para leituras, sessões online de conversa facilitada entre o grupo, além de sessões online com professores internacionais.

OBSERVAÇÃO DE PLANTAS

Maio de 2020

Online

Curso

Observação de plantas – um treinamento do olhar

Com a professora Rita Mendonça

Nesse período de quarentena surgem inúmeras oportunidades que antes passavam desapercebidas. Uma desaceleração é inevitável e com ela a possibilidade de ocupar os tempos e espaços que temos de forma mais equilibrada. Enquanto para alguns essa mudança no ritmo de vida pode trazer a sensação de estar parados, todo o mundo vivo está se movendo à nossa volta. Sem poder sair, muitos de nós estamos mais perceptivos ao que acontece a partir de nossa janela. Sabemos que mais pássaros estão sendo ouvidos nas cidades, mais peixes sendo vistos nos rios e mares, mais cores no céu, mais noites estreladas. À medida em que a cidade silencia, a natureza vai progressivamente ocupando os espaços aéreo, terrestre e aquático.

Para ir além do que percebemos espontaneamente, propomos com esse curso um treinamento do olhar, para que se possa ir além da observação generalizada sobre os seres que nos cercam e entrar em contato com o processo vivo que os formam.

Esta abordagem fenomenológica é fundamentada na obra científica de Goethe. De acordo com esse grande poeta, escritor e profundo observador da natureza, “O ser humano conhece a si mesmo apenas na medida em que conhece o mundo; ele só se torna consciente de si mesmo dentro do mundo, e só se torna consciente do mundo dentro de si mesmo. Cada novo objeto, bem contemplado, abre em nós um novo órgão de percepção”. Para quem quiser se aprofundar iremos compartilhar referências, de acordo com o interesse. Salientamos que é um curso prático, sem discussão de conceitos. Todo o aprendizado será baseado na experiência de observar.

OS LIMITES DO CRESCIMENTO

Julho de 2019

Presencial

Vivência

Em parceria com a The School of Life, a Escola Schumacher Brasil convida para um workshop no dia 07 de julho com Kate Raworth, autora do livro Economia Donut: uma alternativa ao crescimento a qualquer custo (Zahar). Durante três horas a professora e pesquisadora da Universidade de Oxford irá explorar as principais ideias propostas no livro:

1. A Mudança do PIB como meta de crescimento econômico:

“O século 21 exige um objetivo econômico muito mais ambicioso e global: satisfazer as necessidades de todos dentro dos meios do planeta. Um modelo econômico no qual o crescimento não é o parâmetro mais importante do sucesso, mas que garanta aumento na qualidade de vida ao invés de estar predominantemente voltada para o lucro.”

2. Analisar o quadro geral: do mercado autônomo e economia integrada:

“É hora de escrever uma nova história econômica que incorpore o poder do mercado dentro de um contexto muito mais amplo, reconhecendo a criatividade dos bens comuns, valorizando o trabalho de cuidar da economia doméstica, reconhecendo a importância de um ‘estado parceiro’ e reconhecendo a interdependência de toda a economia da sociedade e do mundo vivo.”

3. Estimular a natureza humana:

“O personagem no coração da economia do século XX, homem econômico racional, apresenta um retrato lamentável da humanidade: em pé sozinho, dinheiro na mão, calculadora na cabeça, ego no coração. É hora de substituí-lo por um retrato da humanidade do século XXI que reconheça nossa dependência mútua e do mundo vivo, para que a economia possa começar a nutrir o melhor da natureza humana.”

LIBERDADE, UMA EXPLORAÇÃO NOS TEMPOS ATUAIS

Agosto a setembro de 2020

Online

Curso

Liberdade, Uma exploração nos tempos atuais

com Philip Franses, professor de Ciências Holísticas

Como experimentamos nossa liberdade individual no momento atual?

O que liberdade passou a significar, e como se apresenta diante de nós?

O contexto em que vivemos não nos permite encontrar os amigos, ir ao cinema ou caminhar na rua. A pandemia transformou radicalmente nossas experiências pessoais de liberdade.

Este curso é um convite para refletirmos juntos sobre a natureza da liberdade humana.

Começaremos a série de encontros explorando a tensão atual que permeia nossas experiências pessoais de liberdade e, a partir delas, expandiremos nossa reflexão através da exploração da idéia de liberdade no mundo natural, a começar pelo micro-contexto dos átomos, bactérias, amebas; até chegar ao universo das plantas. Com base em autores como Hannah Arendt, Brian Goodwin, Henri Bortoft, J.W. Goethe e Jean Paul Sartre; aprofundaremos formas alternativas de nos relacionar com liberdade, responsabilidade e ação nos tempos atuais.

O curso será conduzido pelo prof Philip Franses e será facilitado por Rita Mendonça e Beatriz Tadema.

LIDERANÇA PARA A TRANSIÇÃO 2020

Junho a setembro de 2020

Híbrido

Curso

Você se sente chamado(a) a ampliar repertórios de prática diante de circunstâncias cada vez mais complexas?


Entre 2014 e 2018, o programa Liderança para a Transição reuniu os professores e temas que estiveram no coração do Schumacher College ao longo de seus quase 30 anos oferecendo uma educação transformadora para uma vida mais integrada e sustentável. Após cinco anos neste formato, temos um convite especial para 2020: um percurso para aprofundar em uma dessas temáticas, tão central para os tempos que vivemos – a Complexidade, com a professora Patricia Shaw.


Durante uma semana, entre 7 e 13 de junho de 2020, estaremos no sul da França, aprendendo com a especialista em complexidade, Patricia Shaw, com 30 anos de trabalho como consultora em corporações, comunidades, organizações públicas, centros de educação e projetos em diferentes partes do mundo. Após esta imersão de uma semana, a jornada segue com encontros online quinzenais durante os meses de julho, agosto e setembro, sustentando nosso aprendizado em uma comunidade de prática.

EXPERIÊNCIA SCHUMACHER BRASIL 2019

Outubro de 2019

Presencial

Curso

A Experiência Schumacher Brasil, inspirada na Schumacher Experience Week da Schumacher College, é uma oportunidade para quem quer vivenciar a abordagem Schumacher de educação para um viver sustentável, em um programa mais curto enquanto abrangente em temática. Os principais conteúdos dos mestrados em Ciências Holísticas e Economia para Transição são introduzidos em conexão direta com a investigação viva que emerge do encontro entre professores, participantes e a comunidade local, num processo de aprendizado que transcende dicotomias como teoria-prática, pessoal-profissional, ou dentro-fora de sala de aula.


A 9º edição da Experiência será uma imersão na Fazenda Ambiental Fortaleza, onde entraremos em contato com a experiência transformadora da fazenda, que vem propagando um notável impacto positivo na região através da difusão do cultivo sustentável de cafés especiais. Assim como ocorrido nas edições anteriores, é desse tornar-se comunidade, entrelaçando percursos pessoais de aprendizagem e investigação que envolvem mente, coração e mãos, que se torna possível fazer do programa uma experiência significativa que apoie a transformação pessoal e profissional dos participantes em sua atuação por um viver mais sustentável, que nossos tempos tanto nos chamam a desenvolver.

FESTIVAL DE LUZES COM MANISH JAIN

Junho de 2019

Presencial

Vivência

A Unidiversidade das Kebradas e a Escola Schumacher Brasil convidam para o workshop Festival das Luzes – novos locais de aprendizagem e poder, no dia 15 de junho. O evento conta com a participação de Manish Jain, cofundador da Swaraj University, Aliança das Ecoversities e inspirador da Unidiversidade das Kebradas.


Você se sente chamado a participar?

Venha fazer parte deste encontro com a gente!


>> Sobre Manish Jain:

Cofundador da Aliança das Ecoversidades, da Universidade Swaraj e do Movimento Shikshantar, Manish atuou em organizações como UNESCO, UNICEF, PNUD, Banco Mundial, USAID e Instituto Harvard para o Desenvolvimento Internacional, além de trabalhar no Banco Morgan Stanley. De volta à Índia, passou um longo processo para desaprender o que estudou na Universidade de Harvard e Brown University.”

OBSERVAÇÃO DE PLANTAS

Julho de 2020

Online

Curso

Curso Observação de Plantas – um treinamento do olhar com Rita Mendonça

Estamos vivendo um momento de profunda crise em praticamente todos os níveis de existência. Para atuar num mundo cada vez mais complexo, um aprofundamento de nossas percepções e do nosso olhar pode ser de grande contribuição. A experiência da quarentena tem nos mostrado, por meio de nossos cursos à distância, um potencial enorme de aprofundamento, de sensibilidade, de escuta interior e de conexão com os outros participantes. São exemplos muito claros do quanto crise e oportunidade caminham juntos. No fazer e na agitação diários anteriores, sobre os quais a vida da maioria de nós estava organizada, essas oportunidades passavam desapercebidas. A desaceleração obrigatória que o momento nos pede, nos leva a ocupar tempos e espaços de forma mais equilibrada, mais humana.

Enquanto para alguns essa mudança no ritmo de vida pode trazer a sensação de estar parados, todo o mundo vivo está se movendo à nossa volta. Sem poder sair, muitos de nós estamos mais perceptivos ao que acontece a partir de nossa janela. Sabemos que mais pássaros estão sendo ouvidos nas cidades, mais peixes estão sendo vistos nos rios e mares, mais cores são percebidas no céu, mais noites estreladas com a diminuição da poluição. À medida em que a cidade silencia, os seres mais que humanos vão progressivamente ocupando os espaços aéreo, terrestre e aquático que lhes pertence.

Para ir além do que percebemos corriqueiramente, propomos com esse curso um treinamento do olhar, para que se possa ir além da observação generalizada sobre os seres que nos cercam e entrar em contato com o processo vivo que nos formam.

Como treinar o nosso olhar para “ver” o movimento da vida ao nosso redor?

ALQUIMIA GAIA COM DR. STEPHAN HARDING

Maio a junho de 2020

Online

Curso

ALQUIMIA GAIA com Dr. Stephan Harding

Há cerca de 400 anos, durante a revolução científica, ciência e alma foram drasticamente separadas, impulsionando a humanidade a séculos de investigações fundadas no empirismo e na racionalidade. Se, por um lado o desenvolvimento científico trouxe inúmeros benefícios, por outro, a predominância dessa racionalidade tende a nos imergir na experiência de observadores distanciados, fundamentalmente desconectados uns dos outros e da natureza. Uma experiência de um mundo “lá fora”, separado de nós e privado de sentido. Nessa perspectiva, não há espaço para a alma (anima ou psique), ou para o desenvolvimento em nossos corpos de uma abertura à empatia, à intuição, ao sentir, especialmente em relação à natureza. Essa separação trágica está na origem da grave crise ecológica, climática e psicológica, que experienciamos atualmente, em todo planeta.

Ainda assim, pela primeira vez na história, a humanidade tem acesso ao conhecimento científico detalhado das dinâmicas da Terra, enquanto a psicologia também lança luz sobre o funcionamento da psique humana. Combinando esses aparentes opostos – ciência e psique – temos agora a oportunidade de reaver a integralidade. Essa missão requer a reconciliação entre , o rigoroso conhecimento da ciência, às experiências profundas da psique e da alma, presentes em muitas culturas indígenas. Experiências, não obstante, presentes na sociedade ocidental através da pouco conhecida tradição da alquimia, e sua recente integração ao campo da psicologia.

Pode a alquimia nos ajudar a reconectar ciência e alma, a fim de restabelecer a integralidade eu-natureza?

Stephan Harding explora essa questão em seu próximo livro, Gaia Alchemy. Neste curso on-line, ele envolverá os participantes em uma investigação coletiva através da integração da alquimia à Teoria Gaia. Isso incluirá a exploração das sete operações alquímicas no contexto do ciclo do carbono, da história da Terra e, finalmente, a investigação sobre como essa prática pode nos ajudar a entender e orientar nossa experiência dos tempos de crise que vivemos.

LIDERANÇA PARA A TRANSIÇÃO 2019

Julho a novembro de 2019

Presencial

Curso

Em sua 6ª edição, este programa reúne os principais temas e professores do Schumacher College com o movimento internacional Transition Towns. Durante a semana na Inglaterra em julho e agosto, estaremos aprendendo com Satish Kumar, fundador do Schumacher College, além de outros professores da escola e os membros da Transition Towns Network e Transition Towns Totnes. De volta ao Brasil, engajaremos com professores da Escola Schumacher Brasil e com o movimento Cidades em Transição a partir de encontros com pessoas que exercem a liderança para a transformação da cidade e seus bairros.


Com os diferentes professores, entre a semana na Inglaterra e os encontros no Brasil, iremos explorar temas como Ecologia Profunda e Teoria de Gaia, Pensamento Complexo e Economia para a Transição, todos em relação ao papel da liderança e o que significa liderar para a mudança nos contextos onde estamos inseridos (encontros mensais em São Paulo nos meses de setembro, outubro e novembro).

PARTICIPANDO DO PROCESSO FORMATIVO DE ORGANIZAÇÃO HUMANA: UMA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE

Junho a julho de 2019

Presencial

Curso

Já existe um campo de literatura e muitas práticas defendendo formas alternativas de se participar na formação das estruturas sociais que abarcam nossas iniciativas (sejam elas organizações, enterprises, projetos, grupos etc.). Fala-se em organizações em redes, estruturas horizontais, sociocráticas e por aí vai. Formas alternativas de organizar os esforços humanos a serviço de um mundo mais sustentável estão sendo defendidas e testadas. Porém, muitos destes estudos ainda tendem a ser representacionais – apoiando-se em representações conceituais que reificam ao abstrair estabilidades do fluxo dinâmico dos eventos, abstendo-se da experiência de risco que é inerente à ação humana.

Essa série de encontros convida para explorarmos a fundo o que pode ser aprendido a partir de atenção a cenas de organização humana que são mais imersas e menos separadas, que prestam uma atenção de perto a pequenos movimentos iniciais, ambíguos, ainda-não-reconhecidos da experiência entre atores – um tipo de atenção que frequentemente é ignorada como periférica e tida como invisível diante de toda a parafernália conceitual prontamente disponível hoje e da busca por certeza e estabilidade.

Quais as implicações para a orientação aos processos de organização humana, que é baseada na clareza de identidade, se fossemos explorar uma atenção mais baseada nessa forma detalhada e visceral de atenção? Quais os riscos de se trabalhar dessa forma e por que navegar esse risco importa?

O curso será ministrado por Juliana Schneider e facilitado por Nely Silvestre.

HOME - yavor-punchev-iSHwa3EaMlo-unsplash_edited.jpg

O que uma educação em sintonia com a natureza pode provocar em nós?

bottom of page